quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Livro físico vs livro digital

Olá, o tema de hoje foi sugerido pelo Fiacha. Por isso, muito obrigado pelo tema :) Já agora toca a visitar o blog dele (Leituras do Fiacha - O Corvo Negro).
A Katra e eu decidimos fazer este post em conjunto :)
Eu vou fazer a parte do livro físico enquanto a Katra vai fazer sobre os livros digitais :)


Pessoalmente prefiro um livro físico do que um livro digital. No inverno, quando as gordas gotas da pesada chuva está a bater freneticamente na janela do meu quarto e enquanto estou enroscada numa manta a ler um livro físico dá-me uma imensa satisfação. Gosto de sentir o peso de cada livro nas minhas mãos enquanto o folhei-o e imagino as cenas descritas.
Contudo, nos livros nem tudo é mágico. Muitas das vezes o livro não é  tão bom como esperamos ou não dá tanta satisfação de o ler, além do preço que cada livro tem! Outro dos problemas é que se adorarmos realmente o livro e ele tiver continuação vamos querer comprar o seguinte e assim por diante. Para mim, no que é melhor nesse aspeto é o livro digital.


Não há nada melhor que os livros. Na minha opinião foram das melhores invenções do Homem, primeiro com o livro físico e atualmente com o livro digital.
Eu, diferente da minha colega, prefiro o livro digital por razões muito práticas. São mais baratos, logo podemos adquirir uma maior quantidade (e para alguém que é totalmente viciada em ler como eu, isso conta muito =D ). Outra razão é ser muito mais fácil transporta-los, quando quero levar um livro comigo para algum lado, simplesmente passo-o para o meu telemóvel. Simples e sem peso extra na minha mala. :)
Claro que nem tudo é bom, muita gente fica com os olhos muito cansados de ler no PC ou no telemóvel, por exemplo.


-F e -Katra

7 comentários:

  1. Olá migas :)

    Atualmente só leio em formato físico, mas reconheço muitas vantagens do digital, espaço, arrumação, preço, ecológico, enfim mais cedo ou mais tarde vou ter que comprar o meu Kobo.

    Mas terei sempre livros fisicos para ler sem duvida :)

    Caso queiram mais um tema para debaterem fica aqui a sugestão preço dos livros, mas ainda temos muito a comentar sobre este tema claro :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Fiacha.
      muito obrigado por comentares e debateres este tema connosco, obrigado, também pelo novo tema :)
      Com o avanço da tecnologia cada vez mais haverão pessoas a aderir aos livros digitais mas espero.realmente, que os livros físicos não desapareçao, pois, apesar de adorar os livros digitais, segurar um livro fisico nas mãos é como segurar um portal para outro Mundo :)

      -Katra

      Eliminar
    2. Ois,

      Duvido muito que os livros fisicos venham algum dia a desaparecer, isso é impensavel mas pode vir a ser reduzido o seu número, há sem duvida muitas vantagens nos livros digitais, confesso que ainda não tive curiosidade em experimentar e se me arranjam imensos livros nesse formato para ler....tenho vários livros por ler e é só pedir que me arranjam eu é que não tenho paciencia para estar a ler no telemovel. Mas acho que vou ter a sorte de uma pessoa amiga me arranjar um Kobo e ai tenho mesmo que ler :)

      Nada a agradecer, só estou a arranjar temas para se debater :)

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá :)

    Ora, concordo com tudo o que disseram, os três :), mas claro que também eu tenho uma opinião :)
    Prefiro, sem dúvida, os livros físicos. Por vezes, vou ao meu escritório e fico com um sorriso parvo só de olhar para a minha estante de livros e digo: "Ó Pai, Mãe, não são mesmo bonitos?" :)
    No entanto, concordo que hajam livros nos vários formatos, até porque cada vez mais há quem opte e até prefira o formato digital. Aquilo com que não consigo concordar é que, havendo a possiblidade dos 2 formatos, os livros não possam existir nos dois. Por um lado é uma maneira de as pessoas começarem a ler em digital, porque não têm outra opção, mas penso que cada livro deveria existir nos dois formatos e só ao leitor caberia a decisão de escolher qual usar!

    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Rosana,
      concordo contigo sobre continuarem a haver os dois tipos de livros e,apesar de preferir os digitais, tambem tenho uma estante no meu quarto cheia de livros e quanto mais livros tenho nessa estante mais feliz fico :)
      O problema é aquelas pessoas que tem os livros apenas por terem , não lhe dão qualquer valor e acabam por os estragar e deitar fora. Esse é um desperdício que não acontece com os livros digital e elimina o risco ecológico.
      A minha opinião é que as pessoas deveriam ter que pagar uma multa por cada livro que destroem. E sim, eu sei o quão improvável é conseguir algo assim no nosso Mundo =D

      Obrigado por comentares!!

      - Katra

      Eliminar
  3. Bem acho que consigo compreender a Rossana mas isso tem muito a ver com a forma como o mercado funciona.

    Um livro fisico só pode "render" se tiver um determinado numero de tiragem, se publicam poucos não vale a pena arriscar no livro.

    Por hipotese há a posssibilidade de comprar nos dois formatos, as pessoas podem ter a tendência de ir ao mais barato e claro depois manda-se fazer o que 500 livros fisicos ? Isso não paga as várias despesas que um livro tem em cima, tradução/ revisão/ distribuição/ design/ o espaço fisico (livriarias) e por ai fora, algo que o digital ultrpassa isso tudo tornando mais barato.

    Mas é justo e muito valido, devia haver a possiblidade de se comprar das duas maneiras, mas compreendo ser complicado :D

    lol Katra isso é que e ser radical, bolas já pagamos tantas multas, impostos e mais ainda por destruir um livro ?

    Qualquer dia temos que pagar um imposto para ir para a praia ihih :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é radical, mas eu realmente odeio ver pessoas a estragar os livros, acho que é algo realmente estúpido e deixa me furiosa... Bom, uma multa realmente é algo exagerado (tenho tendência para o exagero =D) mas algo deveria ser feito...

      - Katra

      Eliminar

Translate